UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reserva de petróleo é descoberta

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras anunciou que descobriu também na bacia de Santos uma grande reserva de petróleo, avaliada em 435 milhões de barris. A descoberta é de óleo tipo leve, classificado como de "excelente qualidade".
Como a reserva adicional de gás, a descoberta do óleo só foi tornada pública na conferência pela internet. A conferência era para resumir as descobertas feitas pela empresa nos campos que ficaram sob sua concessão após a nova Lei do Petróleo.
De acordo com a estatal, as descobertas feitas por ela nos últimos 12 meses, incluindo petróleo e gás, acrescentam às suas reservas o equivalente a 6,6 bilhões de barris. Como estão em fase de avaliação, as descobertas -quatro bilhões de barris de petróleo e 419 bilhões de metros cúbicos de gás, equivalentes a 2,6 bilhões de barris de petróleo- não podem ser somadas às reservas provadas, que somam quase 11 bilhões de barris.
Segundo o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, a nova descoberta de gás pode "mudar a matriz energética brasileira", com o aumento da participação relativa do gás natural na geração de energia e de combustível. Essa participação hoje é de apenas 3% do total.
A Petrobras avalia que o prazo para que o novo gás de Santos chegue aos consumidores é de oito anos. O maior problema para a expansão do consumo de gás é o elevado custo da infra-estrutura de distribuição.


Texto Anterior: Energia: CVM cobra da Petrobras explicação sobre gás
Próximo Texto: Memória: Empresa acusou ANP, no passado, por igual motivo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.