São Paulo, Terça-feira, 05 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego continua estável em agosto

da Reportagem Local

O total de pessoal ocupado na indústria paulista teve um ligeiro crescimento de 0,02% em agosto, em relação ao mês anterior.
A variação positiva confirma certa estabilidade no nível de emprego no setor, mas ainda está distante de representar uma recuperação firme. Em relação a agosto de 98, o total de pessoal ocupado apresenta queda de 6,2%.
A massa de salários reais na indústria recuou 8,3% em relação a agosto do ano passado, mas não apresentou variação significativa na comparação com o resultado apurado em julho.
O departamento de economia da Fiesp ressalta que esse indicador vem mostrando uma tendência de queda. Essa curva para baixo evidencia-se nos resultados acumulados no ano -há queda de 6,3% até junho, de 6,5% até julho e de 6,7% até agosto.
O salário real médio diminuiu no mês de agosto. A queda foi de 2,8% em relação aos vencimentos pagos no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano até agosto, o salário real médio acumula pequeno recuo, de 0,2%, sobre o mesmo período do ano anterior.
Na indústria de móveis, que em agosto aumentou sua produção pelo terceiro mês consecutivo, o total de pessoal ocupado cresceu 1,7% comparado com julho, após cinco meses de variações negativas. O total de salários reais no setor cresceu menos -0,6%.
No setor metalúrgico, o total de pessoal ocupado caiu 0,3% em relação a julho. Sobre agosto de 98, o emprego diminuiu 7,8%.
Em material de transporte, o emprego cresceu 7,4% comparado a julho, mas registra queda de 15,9% sobre agosto de 98.



Texto Anterior: Produção: Vendas da indústria crescem 5,8%
Próximo Texto: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: Esperança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.