São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de carros sobe, mas vendas caem

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de surpreender em dezembro, as vendas de carros tiveram queda de 36,4% em janeiro, ao mesmo tempo em que a produção bateu o recorde histórico para o primeiro mês do ano, com 157,3 mil unidades. Em relação a janeiro de 2003, a retração nas vendas foi de 4,4%.
A Anfavea (associação que reúne as montadoras) afirma que o paradoxo de produção em alta com vendas em queda é explicado pela necessidade de recompor os estoques das concessionárias, que estavam baixos depois da venda de 168,9 mil veículos em dezembro, resultado 31,75% superior ao de dezembro de 2002.
O presidente da entidade, Ricardo Carvalho, disse que o movimento de dezembro foi estimulado por promoções nas concessionárias e pela expectativa de alta de preço dos carros a partir de 31 de dezembro, quando acabou o prazo pelo qual as montadoras se comprometeram a não fazer reajustes devido ao acordo de redução de três pontos percentuais do IPI adotado em agosto.
O resultado foi a redução dos estoques, que fecharam dezembro em 83,2 mil veículos (16 dias de venda, considerado o ritmo registrado no mês). Com a alta da produção e a redução nas vendas, os estoques no fim de janeiro eram de 92,7 mil carros (25 dias de vendas).
Carvalho disse que os carros subirão 3% em março se o acordo de redução do IPI não for prorrogado.


Texto Anterior: Guerra de preços: Siderúrgicas atacam montadoras
Próximo Texto: Luís Nassif: Modelo de BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.