São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País corta 36 mil postos de trabalho em fevereiro

DA REDAÇÃO

O mercado de trabalho norte-americano eliminou mais 36 mil vagas no mês passado, mas a taxa de desemprego ficou estável e alguns setores começam a mostrar sinais de recuperação, dando esperanças de uma retomada, ainda que tímida, da maior economia do planeta.
A taxa de desemprego nos EUA em fevereiro permaneceu em 9,7%, uma das mais altas dos últimos 30 anos, mas menor que a prevista por analistas. "Nós temos uma recuperação econômica. Ela é certamente desigual, mas está aí", disse John Silvia, economista-chefe do Wells Fargo Securities.
Além disso, alguns setores da economia começam a contratar com mais regularidade. A indústria, por exemplo, acrescentou mil trabalhadores à sua folha de pagamento, depois de contratar 19 mil em janeiro -a primeira vez desde 2006 em que o setor adiciona mão de obra em meses consecutivos.
A indústria de serviços (que envolve profissionais como contadores, arquitetos e técnicos em informática) criou 51 mil vagas no mês passado. A maior parte dessas vagas (quase 48 mil) foi temporária, porque as empresas preferem esse tipo de contratação até terem certeza de que o aumento na demanda está consolidado.
E alguns economistas dizem que os dados poderiam ser melhores não fossem as tempestades de neve recordes em cidades como Baltimore e Filadélfia, que fizeram empresas fecharem suas portas temporariamente e deixarem trabalhadores em casa sem pagamento.
Segmentos como o varejo e a construção, que são diretamente afetados pelo mau tempo, cortaram vagas no mês passado. Na construção, onde a crise teve início, foram 64 mil postos eliminados em fevereiro, e o setor tem a maior taxa de desemprego no país: 27,1%.
Os dados de desemprego, ainda que tenham alguns sinais para otimismo, não devem mudar a política do BC dos EUA, que deve continuar com os juros baixos por muitos meses.


Com o "New York Times" e agências internacionais


Texto Anterior: Obama incha máquina pública em 2009
Próximo Texto: Embaixador dos EUA defende acordo contra retaliação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.