São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de banco eleva Bolsas na Europa

das agências internacionais

O anúncio da compra do Banco di Roma pelo ABN Amro Bank foi o grande impulso para a alta de ontem dos principais mercados acionários da Europa.
O banco holandês anunciou a compra por 660 milhões de euros (US$ 714 milhões) de uma participação de 8,75% no Banco di Roma.
Com aquisição, o ABN Amro torna-se o maior acionista do banco italiano, seguido da empresa de seguridade Toro.
De acordo com analistas, os investidores ficaram animados com a possibilidade de outras instituições financeiras virem a fundir suas operações nas próximas semanas. Isso porque o presidente do Banco di Roma, Cesare Geronzi, disse que continua interessado em fusões e alianças.
Nesse cenário, os papéis de bancos foram os mais valorizados.

Bolsas
A Bolsa de Londres teve avanço de 1,71%, puxado pela valorização dos papéis do Lloyds e do Barclays, dois dos maiores bancos do país.
O mercado de Frankfurt também fechou com alta de 3,42%. Os papéis do setor de instituições bancárias, como Hypovereinsbank, Commerzbank e Deutsche Bank, foram alguns dos mais negociados.
O mercado de Paris seguiu a tendência de alta e fechou com elevação de 2,48%.
No entanto, a alta foi motivada pelas especulações de que a Thomson e a British Aerospace estão considerando fusões com as maiores companhias eletrônicas de defesa da Europa.
Mas os bancos Societé Generale e o Dexia France também tiveram seus papéis valorizados.


Texto Anterior: Desemprego sobe e Bolsa de NY bate recorde
Próximo Texto: Tóquio tem maior alta em 5 meses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.