São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tóquio tem maior alta em 5 meses

das agências internacionais

A Bolsa de Tóquio atingiu ontem sua maior alta em cinco meses, fechando com avanço de 5,01%.
Segundo analistas, foram dois os principais motivos para o bom desempenho do mercado acionário: a desvalorização do iene ante o dólar na quarta e o anúncio de um acordo entre a Sony e a Toshiba.
Num cenário de enfraquecimento do iene, os papéis mais valorizados foram os de empresas que têm grande parte de seus lucros oriundos do mercado externo.
Os investidores interpretam que a desvalorização do iene favorece os produtos japoneses no mercado internacional porque estes ficam mais baratos e, consequentemente, mais competitivos.
"Com o iene acima de 123 por dólar, os estrangeiros estão mais animados em comprar das exportadoras", afirmou Winston Barnes, gerente senior do WestLB Securities Pacific.
O ministro das Finanças, Kiichi Miyazawa, disse ontem que não tomará medidas para conter a forte desvalorização do iene.

Dólar
A moeda norte-americana, que estava com tendência de alta nas últimas semanas, se desvalorizou ontem e fechou a 122,80 ienes no mercado de Nova York.
O principal motivo para o recuo da moeda norte-americana foi o índice de desemprego divulgado pelo governo, que subiu para 4,4% em fevereiro.
A taxa ficou 0,1 ponto percentual acima do registrado no mês anterior. Analistas esperavam que a taxa de desemprego permanecesse sem alteração no período.

Joint venture
A Sony obteve ontem a maior valorização de seus papéis em seis meses, em virtude do anúncio de uma joint venture com a Toshiba.
As duas empresas produzirão conjuntamente chips de computador para o sucessor do Playstation, o videogame mais bem-sucedido do mundo.
As ações da Sony tiveram alta de 6,9% e as da Toshiba registraram valorização de 6,7%.
"Ao menos o mercado tem um objetivo (Sony)", disse Akira Nakamura, da Chuo Securities.
De acordo com investidores, a tecnologia desenvolvida pela joint venture poderá ser utilizada em diversos produtos.


Texto Anterior: Venda de banco eleva Bolsas na Europa
Próximo Texto: "Guerra das bananas" chega à OMC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.