UOL


São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimento de curto prazo preocupa missão

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de chegar a Brasília, a missão do FMI passou por São Paulo ontem, onde visitou importantes bancos, como Unibanco, JP Morgan e Credit Suisse First Boston. Os técnicos coletaram opiniões e também transmitiram suas impressões sobre o país.
A Folha apurou que a maior preocupação dos técnicos seria o alto endividamento cambial do país e com o fato de que a apreciação cambial está sendo provocada por dinheiro de curto prazo.
Portanto, entre as recomendações que a missão transmitirá ao governo, nos próximos dias, estará provavelmente a de que a dívida cambial comece a ser reduzida.
Isso contribuiria para a queda do fluxo de recursos voláteis que tem vindo para o país em busca de ganhos altos com as operações de "swap" cambial que compõem a dívida pública.
O Fundo também ouviu dos bancos certa preocupação com o nível de reservas líquidas do BC em moedas estrangeiras, hoje em torno de US$ 16,3 bilhões (excluindo apenas os recursos do empréstimo com o FMI).
O que preocupa o mercado é que a redução continuada das reservas líquidas -as únicas que podem ser usadas para a intervenção no mercado de câmbio- limite o poder de fogo do Banco Central no futuro.
(EF)


Texto Anterior: Empresas "travam" câmbio para estancar perda
Próximo Texto: Agrofolha
Avicultura: Tecnologia faz galinha "velha" virar charque

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.