São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Credores da dívida entram com ação conjunta nos EUA

DE BUENOS AIRES

A Argentina vai enfrentar a primeira ação conjunta movida por credores da dívida externa. O fundo de investimentos DCA Grantor Trust, da Flórida, e o credor uruguaio Pedro Kalirmann entraram com um processo coletivo em um tribunal de Nova York para receber o pagamento atrasado de juros da dívida argentina.
O país também enfrenta outros dois processos nos EUA. No entanto só uma ação coletiva permite agregar novos credores externos ao mesmo questionamento, por um custo menor.
O fundo DCA já havia entrado com um processo contra a Argentina, mas a Justiça dos Estados Unidos negou o congelamento dos bens do país para o pagamento da dívida devido a sua situação econômica. Agora, o fundo, que tem aproximadamente US$ 1,2 milhão em títulos do país, volta à carga com o processo coletivo.

Bancos
Enquanto não paga os credores externos, o governo argentino tem emprestado dinheiro "generosamente" aos bancos locais.
Apenas os três bancos controlados pelo francês Crédit Agricole -Bisel, Bersa e Suquía- receberam 562 milhões de pesos do Banco Central nos últimos oito dias de maio. (JS)


Texto Anterior: Naufrágio platino: Argentina reclama ao FMI e quer acordo já
Próximo Texto: Inflação cai para 4% com dólar mais estável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.