São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda tem efeito pequeno em juros ao consumidor

DA REPORTAGEM LOCAL

A queda na taxa básica de juros, para 11,25% ao ano, terá um efeito pequeno para o consumidor, de acordo com estimativa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). A taxa média cobrada de consumidores pessoas físicas, que atualmente é de 132,39% ao ano, cairia para 131,87%.
No caso dos juros cobrados das empresas, a média atual, segundo pesquisa da entidade, é 62,15%. Com a redução de 0,25 ponto percentual na Selic, cairia para 61,77%, de acordo com projeção da Anefac.
A entidade também projeta como ficarão os juros com o corte na Selic por modalidade de crédito. Os juros cobrados pelo comércio, por exemplo, que hoje estão em 100,99% ao ano, cairiam para 100,54% ao ano. Os do cartão de crédito, de 223,21% para 222,51%.
Denis Blum, analista especializado em crédito da Tendências Consultoria, afirma que a queda nos juros ao consumidor desde que a Selic começou a cair, de outubro de 2005 para cá, se deve também ao crescimento das operações nas modalidades de juros menores.
"O financiamento de veículos, por exemplo, que ficou mais acessível e cresceu muito, tem juros menores que os do crédito pessoal. Isso também influenciou, assim como a queda da taxa básica, a redução da taxa média de juros ao consumidor", afirmou o analista.
A Anefac ressalta, em análise divulgada ontem, que de dois anos para cá o BC reduziu a Selic em 41,77%, e a taxa média cobrada dos consumidores teve queda de 6,19% no período.
(MAELI PRADO)


Texto Anterior: Inflação pode frear novas quedas, dizem analistas
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Tiroteio na finança do mundo rico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.