São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale pode acabar com desconto para asiáticos

DA BLOOMBERG

A Companhia Vale do Rio Doce, a maior produtora mundial de minério de ferro, poderá tentar eliminar o desconto que adota na comercialização de minério no mercado asiático, o que elevaria seu lucro no ano que vem, segundo informou um relatório de analistas.
A eliminação do desconto pode ser uma alternativa para a Vale, que está tentando obter um reajuste de 20% nos preços do minério vendido aos asiáticos mediante contrato - e não no mercado à vista -, escreveram os analistas do Morgan Stanley Research Latin America.
A eliminação elevaria o lucro da Vale em 2009 -antes de juros, impostos, depreciação e amortização - em cerca de US$ 2 bilhões e faria o Morgan Stanley aumentar sua meta de preço para os ADRs (recibo de ação negociado em Nova York) da empresa em aproximadamente US$ 6, segundo os analistas.
Os clientes asiáticos da empresa recebem desconto de 11% sobre os preços referenciais para o minério de ferro da Vale para compensar os gastos com frete, que são mais elevados para os produtos transportados por via marítima a partir do Brasil do que a partir da Austrália, segundo o relatório.
O fim do desconto ""melhoraria o sentimento no mercado de minério de ferro", segundo os analistas. ""Como os produtores australianos estão cobrando atualmente um ágio explícito devido à sua vantagem geográfica, nós acreditamos que a Vale não se sente mais obrigada a conceder esse desconto a seus clientes asiáticos."


Texto Anterior: Indústria de cobre trabalha com baixa ociosidade em produtos sofisticados
Próximo Texto: Modelo dá brecha a corrupção, diz Noruega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.