São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA

Pratini se reuniu com ministro paraguaio para discutir crise na fronteira

Brasil vai ajudar no combate à aftosa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes (Agricultura) decidiu ontem, após reunião com o ministro da Agricultura do Paraguai, Daríu Baumgarten, apoiar o país vizinho com técnicos, vacinas e planos de combate contra a febre aftosa que atinge parte do rebanho bovino paraguaio. No fim do encontro, Baumgarten assinou um documento comprometendo o país a adotar as regras do manual de atenção a focos de aftosa do Projeto Bacia do Prata.
Desde então, as equipes técnicas dos dois países trabalham juntas e devem anunciar hoje um cronograma de trabalho e as ações a serem tomadas. Entre as medidas previstas pelo manual, está o trabalho conjunto das equipes de técnicos na região e a continuidade dos estudos sorológicos, para tentar evitar mais contaminações.
Baumgarten afirmou que 719 cabeças de gado foram sacrificadas nesta semana. Segundo Pratini, a intenção é vacinar todo o rebanho paraguaio.
O foco da doença foi detectado por uma comissão de inspetores do Panaftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa) na semana passada. Desde 23 de setembro, a fronteira entre os países está fechada para o trânsito de gado e produtos bovinos do Paraguai.

São Paulo
A Secretaria de Agricultura de São Paulo deu início nesta semana à campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Estado. A campanha vai até o dia 30 deste mês.


Texto Anterior: Ano do dragão: Preço de hortifrúti sobe com dólar
Próximo Texto: Luís Nassif: O gabinete paralelo do PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.