UOL


São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desde 2001 as metas não vêm sendo cumpridas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Implantado no Brasil em 1999, o sistema de metas de inflação prevê que, caso os objetivos fixados pelo governo não sejam atingidos, o presidente do Banco Central deverá enviar uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando os motivos que levaram ao descontrole dos preços.
Segundo o decreto nš 3.088, assinado pelo então presidente FHC em 21 de junho de 1999, as metas de inflação seriam fixadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). "Ao Banco Central do Brasil compete executar as políticas necessárias para cumprimento das metas fixadas", diz o decreto.
O índice usado como parâmetro para a meta é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE.
Apenas em 1999 e em 2000 as metas foram cumpridas. De 2001 em diante, as crises enfrentadas pela economia brasileira fizeram a alta dos preços ficar acima do esperado pelo governo.
Oficialmente, a meta fixada pelo CMN para este ano é de 4%, admitindo-se uma variação de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. Logo, segundo as normas em vigor, o BC teria como objetivo não deixar que a inflação ultrapassasse 6,5%.
Em janeiro, no entanto, o Banco Central ajustou a meta para 8,5%.


Texto Anterior: Ano do dragão: Inflação até novembro já supera meta do BC
Próximo Texto: SP e Curitiba devem "cumprir" meta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.