São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARA A COLEÇÃO

Em discurso, ele chama presidente da GM de "presidente da Mercedes"

Presidente troca nome de empresa

Lula Marques/Folha Imagem
Lula recebe troféu em forma de chave do presidente da General Motors, Richard Wagoner


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Durante audiência ontem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou por duas vezes de "presidente da Mercedes-Benz" o presidente mundial da General Motors, Richard Wagoner.
A primeira gafe ocorreu logo no início de seu discurso, improvisado, quando agradecia uma a uma às autoridades presentes no Palácio do Planalto. O erro foi corrigido de imediato, após ter sido apontado por congressistas presentes.
Minutos depois, quando dirigiu a palavra a Wagoner para elogiar o Congresso Nacional, Lula disse: "Pois eu quero dizer na frente do presidente da Mercedes-Benz (...)". Neste momento, o próprio presidente fez a correção e tratou logo de justificar a segunda gafe.

Na cabeça
Segundo Lula, a Mercedes-Benz estava em sua cabeça desde a viagem, na semana passada, a Genebra (Suíça).
Naquele país, o presidente disse ter ouvido do presidente da empresa um discurso em defesa dos investimentos no Brasil que nem mesmo "o Luiz Marinho [presidente da CUT] faria melhor na porta da fábrica".
Na transcrição do discurso de Lula, distribuída pela assessoria da Presidência da República, não consta a primeira referência de Lula a Wagoner como presidente da Mercedes-Benz, mas apenas o comentário do presidente: "...e vou dizer por que estou falando Mercedes-Benz, aqui, por que já falei duas vezes...".
No final da solenidade, após o discurso, Lula brincou com Wagoner, ao receber um troféu da General Motors no formato de uma chave. "Deve ser a chave de um carro muito grande. O carro está aí embaixo?" (EDS)


Texto Anterior: Receita ortodoxa: Governo quer evitar "bolha" de crescimento, diz Lula
Próximo Texto: Economia só vai reagir ao corte de juro no 2º semestre, afirma Lisboa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.