São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Mantega, mercado está "normal"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, afirmou ontem que a turbulência no mercado financeiro é "normal". "É uma volatilidade normal, momentânea", disse o ministro.
"Se você olhar os países emergentes, houve aumento médio do risco-país. O Fed [banco central dos Estados Unidos], se aumentar a taxa de juros [está em 1% ao ano], o fará em julho ou em agosto. Portanto não é agora. O mercado tenta precificar o que vai acontecer", afirmou.
Ele falou ainda que não será surpresa se, nos próximos dias, "isso [a volatilidade] for revertido. A expectativa é sempre pior que os acontecimentos", afirmou ele, antes de reunião com os técnicos do FMI (Fundo Monetário Internacional) que estão no país.
Ontem, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou em queda, enquanto o dólar e o risco-país fecharam em alta.
Questionado sobre as recentes altas no preço do petróleo no mercado internacional, Mantega também disse que isso é momentâneo. "Não acredito que terá pressões inflacionárias porque a alta [no exterior] é momentânea", afirmou.
Mantega disse ainda que os preços dos combustíveis vendidos no país subiram menos do que a inflação ultimamente.
"Então, por enquanto, não tem efeito disso [pressão dos combustíveis sobre a taxa de inflação]", afirmou o ministro.


Texto Anterior: Dias de tensão: Alta nos juros está à frente, diz Greenspan
Próximo Texto: Opinião econômica: O cenário externo está mudando
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.