São Paulo, sábado, 07 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Isentos não têm necessidade de fazer retificação

DA REPORTAGEM LOCAL

Os aposentados que entregaram as declarações mas não têm imposto a pagar nem a restituir não precisam fazer a declaração retificadora, mesmo após receberem o novo informe de rendimentos do INSS.
Segundo estimativas da Previdência, dos 2,741 milhões de contribuintes que receberam novos informes de rendimentos do INSS, 1,391 milhão não precisará retificar a declaração. O 1,350 milhão restante terá de fazer a retificação.
Quem ainda não recebeu o novo informe de rendimentos do INSS não precisa ficar esperando. Para obter uma cópia, basta entrar no site da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br) e clicar em "Serviços" e, a seguir, em "Extrato para Imposto de Renda". É preciso fornecer o número do benefício e a data de nascimento.

Entrega até dia 15
Os aposentados e pensionistas com menos de 60 anos e que já tinham direito a restituição deverão entregar a declaração retificadora o mais rápido possível. Quem entregou no início de março tem até o dia 15 deste mês para retificar e garantir o recebimento no primeiro lote, que estará sendo depositado em 15 de junho.
Os aposentados com mais de 60 anos, que têm prioridade no recebimento da restituição, deverão também entregar a retificadora até o dia 15, quando a Receita fechará o primeiro lote.
Quem não conseguir entregar até o dia 15 não precisa se preocupar, pois assim que declaração retificadora for entregue a restituição será incluída no lote seguinte.
Todos as restituições serão corrigidas pela Selic (taxa básica de juros da economia), inclusive as resultantes de imposto pago a mais antes da retificação. As restituições do primeiro lote serão acrescidas da Selic deste mês mais 1% de junho. (MC)


Texto Anterior: Declaração: Aposentado terá de pedir restituição do IR
Próximo Texto: Mercado financeiro: Dólar já acumula queda de 7,23% no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.