São Paulo, Sexta-feira, 07 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Varig reduz para 5 suas diretorias

FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio

A Varig vai anunciar nos próximos dias a seus funcionários uma reestruturação na diretoria-executiva da empresa, reduzindo o número de diretorias de oito para cinco. As duas superintendências serão extintas. O anúncio pode sair hoje ou na próxima semana.
A reestruturação é parte do plano de saneamento da Varig, que quer economizar US$ 160 milhões este ano. O balanço financeiro da empresa em 98 apresentou prejuízo de R$ 25 milhões.
O plano de contingência já tinha sido anunciado, sem detalhes, pelo presidente da empresa, Fernando Pinto, em março. A assessoria de imprensa da Varig informou que a reestruturação da diretoria-executiva será por meio de fusões e redistribuição de responsabilidades.
Duas das atuais diretorias, a de Cargas e a de Engenharia e Manutenção, se transformarão em unidades de negócios. Essas unidades não vão mais servir apenas à própria Varig, mas trabalharão também para outras empresas do grupo e prestarão serviços a terceiros.
A antiga diretoria de Logística Operacional será extinta. Suas responsabilidades serão divididas entre as novas diretorias de Rede de Linhas e Administração.
As duas superintendências que integravam a diretoria-executiva, a de Informática e a de Consultoria Jurídica, vão perder esse status e ficarão sob a tutela da nova diretoria de Administração, que englobará também as áreas de recursos humanos, telecomunicações e aeroportos. Restarão, assim, cinco diretorias, a presidência e duas unidades de negócios (Cargas e Engenharia e Manutenções).
O plano de saneamento prevê também redução do quadro de funcionários -que tem hoje 17 mil pessoas. A Varig não divulgou o número de demissões previstas. O presidente da Apivar (Associação de Pilotos da Varig), Gelson Fochesato, disse que a entidade prevê de 2.000 a 2.500 demissões.


Texto Anterior: Agora, o próprio BNDES já tem dúvida sobre operação
Próximo Texto: Vendas crescem 5% nos shoppings de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.