UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço cai 0,9% em dois meses

DA REPORTAGEM LOCAL

O preço médio dos carros novos pago pelos consumidores diminuiu apenas 0,9% em agosto e setembro, apesar da redução de três pontos percentuais do IPI no período. A tabela oficial das montadoras refletiu o benefício tributário, mas o impacto final para o comprador foi menor porque as concessionárias já vinham vendendo com descontos.
"As concessionárias aproveitaram para repor margem, pois vinham trabalhando com desconto próximo de 7% em relação à tabela", diz Joel Leite, da AutoInforme, que realizou o cálculo sobre os preços finais ao consumidor.
Em seu levantamento, Leite considera o que chama "preço de verdade", que é o efetivamente cobrado pela revendedora.
Leite acredita que a redução do IPI teve pouca influência no aumento das vendas. Em sua opinião, tiveram mais impacto a percepção de que o Banco Central não fará reduções expressivas de juros no curto prazo e a chegada às concessionárias da linha 2004.


Texto Anterior: Veículos: Venda de carros sobe 24% em setembro
Próximo Texto: Opinião econômica: Pergunte a seu avô
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.