UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul escolhe Duhalde como representante

DA REDAÇÃO

O Conselho Ministerial do Mercosul, reunido no Uruguai, decidiu ontem criar a Comissão de Representantes dos países do bloco e designou como presidente do novo corpo o ex-presidente argentino Eduardo Duhalde, disse o chanceler uruguaio, Didier Opertti.
Duhalde, que será responsável pela representação internacional do bloco integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, assumirá o cargo em dezembro.
Entre os temas debatidos na reunião do conselho, Opertti destacou as diferenças econômicas entre os quatro países-membros do bloco e as relações externas do Mercosul, citando "as difíceis negociações pós-Cancún com a União Européia".
Sobre o primeiro tema, o chanceler argentino, Rafael Bielsa, afirmou que se decidiu "dar um tratamento diferenciado às economias menores do bloco".
O chanceler brasileiro, Celso Amorim, ressaltou que esse tratamento deve se dar "de tal forma que permita a convergência das economias". Segundo ele, o conselho debateu a idéia de apresentar uma posição comum do Mercosul em relação à Alca e analisa uma proposta brasileira que abarca todas as áreas da integração.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Comércio Mundial: União Européia propõe dividir OMC em duas
Próximo Texto: Mercado financeiro: Dólar cai para menor nível desde julho
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.