UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Documento será obrigatório, em janeiro, para empresas com trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde

Perfil previdenciário já tem formulário

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Previdência Social aprovou na semana passada o formulário para o preenchimento do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). O formulário constará de uma instrução normativa que o INSS divulgará nos próximos dias.
Segundo a AgPrev (Agência de Notícias da Previdência Social), o ministério antecipou a divulgação do formulário, com instruções para seu preenchimento, para que as empresas possam se preparar para elaborar o documento.
Empresas com trabalhadores expostos a agentes nocivos, considerados para fins de aposentadoria especial, estarão sujeitas à exigência do PPP já a partir de 1º de janeiro de 2004.
As demais empresas também terão de elaborar o documento, mas somente no futuro. A empresa que não elaborar o PPP poderá ser multada de R$ 991,03 a R$ 99.102,12 por empregado.
O formulário possui 20 campos para serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente e os exames médicos a que é submetido.
No PPP deverão constar o nome da empresa, o CNPJ e a classificação nacional de atividade econômica, além do nome do trabalhador, seu número de identificação, data de nascimento, sexo, número da carteira de trabalho, data de admissão e outras informações.
Com o documento, será mais fácil para o trabalhador comprovar as condições de trabalho no momento de se habilitar aos benefícios e serviços previdenciários, especialmente a concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição.
O formulário está no site da Previdência (www.mpas.gov.br). Basta clicar em "Notícias", depois em "Notícias anteriores", em "Pesquisa global" (indicar "PPP" e "01/12/2003"). No texto "Ministério divulga novo formulário do PPP", clicar em "Consulte".
Quando a instrução normativa for assinada, será possível obter o formulário clicando em "Empregador", a seguir em "Mais Serviços" e depois em "PPP".



Texto Anterior: Educação é arma para a competição global, diz professor
Próximo Texto: Análise: Europa se vê diante de dilema cambial
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.