São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova alta do petróleo gera incertezas

FÁTIMA FERNANDES
EDUARDO CUCOLO
da Reportagem Local

A queda do índice Dow Jones tem pelo menos duas principais explicações para os analistas: o anúncio da queda do lucro da gigante Procter & Gamble e o clima de expectativa gerado no mercado em torno da alta do petróleo.
Para Fábio Silveira, economista da Tendências, a perspectiva do aumento da gasolina provoca também expectativa de pressão inflacionária e, por sua vez, eventual aumento dos juros, na tentativa de conter a demanda.
"Com a queda do nível de atividade, provocada pelo eventual aumento dos juros, se espera também a queda do lucro das empresas. Todo esse clima assusta o mercado de ações e, portanto, resulta na queda dos índices."
Segundo ele, o discurso de Alan Greenspan, presidente do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, ontem, em Boston, sobre os riscos do aumento das taxas de juros também contribuíram para a queda do índice Dow Jones.
Segundo Silveira, até que os países que formam a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se reúnam, no próximo dia 27, em Viena, na Áustria, vai ficar um clima de incerteza no mercado.
Segundo o economista Antônio Corrêa de Lacerda, a insegurança com os resultados das empresas de tecnologia e Internet contribui para gerar instabilidade no mercado.


Texto Anterior: Produtividade é a maior desde 1992
Próximo Texto: Opinião econômica - Remígio Todeschini: Previdência: déficit e inativos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.