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Para produzir "Tupi", Volks pode terceirizar
DA REPORTAGEM LOCAL
Os funcionários da Volkswagen de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, aprovaram ontem a terceirização do
setor de peças e acessórios em
troca de a unidade produzir o
novo carro da montadora, o P
249 versão exportação, apelidado entre os operários de Tupi.
A empresa condicionou a terceirização de cerca de 1.500 empregados para reduzir custos na produção e conseguir ganhar a concorrência para fabricar o modelo no Brasil.
A versão exportação do Tupi -veículo intermediário entre
Gol e Polo- vinha sendo disputada entre Portugal, Espanha e Eslováquia.
A vinda de novos investimentos para o ABC faz parte de
acordo negociado no final de 2001, que previa a manutenção
de empregos até 2006, a terceirização de parte dos setores e a
não-demissão de cerca de 3.000
trabalhadores.
Desde novembro, os trabalhadores já haviam aprovado a
terceirização de preparação de
tintas (30 empregados), de produção de motores (900), de logística de ferramentaria (25) e
de serviços (18). O impasse era
o setor de peças e acessórios,
com cerca de 600 funcionários
-parte deles ligada à oposição
ao Sindicato dos Metalúrgicos
do ABC e à comissão de fábrica
da Volks. Cerca de 150 operários dessa ala protestaram ontem em frente ao apartamento
do presidente Lula, pedindo
sua ajuda para evitar a terceirização na fábrica.
(CR e RC)
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