UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para produzir "Tupi", Volks pode terceirizar

DA REPORTAGEM LOCAL

Os funcionários da Volkswagen de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, aprovaram ontem a terceirização do setor de peças e acessórios em troca de a unidade produzir o novo carro da montadora, o P 249 versão exportação, apelidado entre os operários de Tupi.
A empresa condicionou a terceirização de cerca de 1.500 empregados para reduzir custos na produção e conseguir ganhar a concorrência para fabricar o modelo no Brasil.
A versão exportação do Tupi -veículo intermediário entre Gol e Polo- vinha sendo disputada entre Portugal, Espanha e Eslováquia.
A vinda de novos investimentos para o ABC faz parte de acordo negociado no final de 2001, que previa a manutenção de empregos até 2006, a terceirização de parte dos setores e a não-demissão de cerca de 3.000 trabalhadores.
Desde novembro, os trabalhadores já haviam aprovado a terceirização de preparação de tintas (30 empregados), de produção de motores (900), de logística de ferramentaria (25) e de serviços (18). O impasse era o setor de peças e acessórios, com cerca de 600 funcionários -parte deles ligada à oposição ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e à comissão de fábrica da Volks. Cerca de 150 operários dessa ala protestaram ontem em frente ao apartamento do presidente Lula, pedindo sua ajuda para evitar a terceirização na fábrica. (CR e RC)


Texto Anterior: Trabalho: Aumento salarial poderá virar demissão
Próximo Texto: Mídia: Grupo Estado faz reestruturação e decide contratar novo executivo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.