São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varejo de SP prevê menor faturamento

DA REPORTAGEM LOCAL

As redes varejistas de São Paulo ainda estão cautelosas quanto ao desempenho do comércio durante a Páscoa neste ano. Entre os cem comerciantes entrevistados no final de semana passado, 41% acreditam que o faturamento nas vendas do comércio na data deve ficar abaixo do verificado no ano passado.
O levantamento foi realizado pela Fecomercio SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). Nessa análise do setor estão incluídos diferentes itens vendidos pelo varejo, e não apenas aqueles relacionados à Páscoa.
Outros 33%, ou um terço dos lojistas ouvidos, acham que o desempenho será semelhante ao apurado no ano anterior. O restante, 26%, espera aumento na receita durante o período.
Em 2003, o levantamento realizado pela Fecomercio SP após a Páscoa apontou queda de 7,39% no movimento de vendas no período, comparado com época similar de 2002.
Se os resultados na Páscoa de 2004 forem ruins, o varejo terá acumulado seis diferentes datas comemorativas com desempenhos ruins ou medíocres. Períodos como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal (todos em 2003) tiveram queda nas vendas em relação a 2002.
Há ainda um dado, ressaltado pela entidade, que foi comparado com a expectativa dos lojistas no ano passado. Na Páscoa do ano passado, a previsão era que a maioria das compras fosse paga à vista; já neste ano, a forma de pagamento mais utilizada deve ser o cartão de crédito.
Essa mudança pode ser reflexo da intenção do consumidor em gastar mais com o presente neste ano (R$ 19,87, contra R$ 13,29 no ano passado). Como deve desembolsar um pouco mais -por conta da inflação no período-, a tendência é que ele use o cartão de crédito.
Entre os itens ligados à Páscoa, os ovos de chocolate tiveram um aumento de preço neste ano que varia de 9% a 10% em relação a 2003. A inflação no acumulado de 12 meses não chegou a 5%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe. (AM)


Texto Anterior: Vendas: Marcas duelam por espaço na Páscoa
Próximo Texto: Financiamento: Furlan é contra juro maior para estrangeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.