UOL


São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Índice que segue papéis do setor teve ganho de 3,5% na semana, enquanto Ibovespa subiu 1,5%

Ações de telefonia se destacam na Bolsa

DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de telefonia tem sido o principal destaque positivo da Bolsa de Valores de São Paulo na semana.
O Itelecom, índice que acompanha 26 ações de empresas de telefonia, acumula valorização de 3,5% na semana. O Ibovespa -principal índice da Bolsa, que segue as 54 ações de maior liquidez- tem alta bem menor, de 1,5% no período.
No setor, quem mais subiu ontem foram as ações preferenciais da Brasil Telecom, que registraram ganho de 5,02%. O papel preferencial da Telemar, que concentrou 20% do volume negociado no pregão de ontem, subiu 4,19%.
Ontem quem brilhou foi a Net. As ações preferenciais da Net dispararam 14,2%. O resultado positivo obtido pela empresa no segundo trimestre atraiu investidores. A Net conseguiu no período seu primeiro lucro líquido, que ficou em R$ 31,5 milhões. No pregão de quarta-feira, as ações da empresa tinham perdido 6,6%.
Na outra ponta, as ações de exportadoras, destaque da semana passada, lideraram as baixas na Bovespa com o expressivo recuo do dólar ontem.
As ações da Vale do Rio Doce foram as que mais perderam. O papel com direito a voto (ON) da exportadora caiu 1,9%, seguido pelo PNA, que registrou perdas de 1,8%. Na semana passada, essas ações acumularam, respectivamente, ganho de 6,7% e 6,2%.
Outros papéis de exportadoras que haviam subido nos últimos dias e caíram ontem foram o PNB da Aracruz e o PN da VCP. As ações da Aracruz tiveram perda de 1,7%, e as da VCP, de 0,2%.

Em alta
Outro setor que tem apresentado bom desempenho na semana é o elétrico. O IEE -índice que acompanha as ações do setor- tem ganho de 1,6% na semana.
Entre as elétricas, quem mais subiu ontem foi o papel PNB da Celesc, que fechou com valorização de 7,3%.
Pelas apostas do mercado futuro, a Bovespa vai ainda subir um pouco daqui para frente. O Ibovespa encerrou o pregão de ontem com 13.328 pontos. O contrato com prazo de vencimento em outubro fechou ontem na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) projetando o Ibovespa em 13.797 pontos para o período.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Infra-estrutura: Fundos de pensão estatais admitem financiar obras
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.