UOL


São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Mais café
As exportações mundiais de café atingiram 88,5 milhões de sacas de 60 quilos nos últimos 12 meses até junho, com aumento de 3,6% em relação ao volume do período anterior. Os dados foram divulgados ontem pela Organização Internacional do Café.

Participação brasileira
As exportações brasileiras somaram 29,2 milhões de sacas no período e atingiram 34% dos negócios mundiais. No ano passado, a participação brasileira nos 12 meses até junho era de apenas 29%. Neste ano fiscal (outubro de 2002 a junho de 2003), as vendas externas brasileiras somam 21,2 milhões de sacas.

Rastreabilidade total
O economista e pecuarista Carlos Arthur Ortenblad diz que é importante a rastreabilidade bovina por propriedade, mas que a obrigatoriedade de 100% do rebanho nacional não é possível. Uma medida dessa poderá aumentar o número de brincos colocados pouco antes do embarque do boi para o frigorífico, o que já estaria ocorrendo, "como se comenta no mercado", diz ele.

Contra o interesse
A rastreabilidade total do rebanho nacional não é exigência de nenhum país importador de carne brasileira. Assim, a obrigatoriedade de [rastrear] 100% do rebanho nacional iria contra o próprio interesse do Brasil, pois estaríamos criando uma barreira contra nós mesmos, diz Ortenblad.

Tempo na agricultura
O novo diretor do Inmet, Antonio Divino Moura, diz que as informações meteorológicas serão prioridade para a agricultura.

Importância da soja
A soja viabilizou a produção agrícola na região central do Brasil, diz Roberto Kazuhiko Zito. Daí a importância que terá o encontro de Uberaba (MG), neste mês, para discutir a cultura. Serão apresentados 303 trabalhos técnicos.

Ganho real
Os pecuaristas retiveram mais os bois em julho. Com isso, o mês foi o primeiro em que a arroba esteve acima dos preços reais do ano passado, segundo o Cepea. O indexador inflacionário utilizado foi o Índice Geral de Preços (Disponibilidade Interna), da FGV.

Compras de trigo
A abertura de novos mercados e a maior produção reduziram as compras brasileiras de trigo da Argentina. As exportações do cereal para o Brasil somaram 4,8 milhões de toneladas nesta safra, 8% menos do que na anterior, diz o governo argentino.

Caramuru investe
A Caramuru Alimentos está investindo US$ 2,5 milhões na ampliação do terminal da empresa no porto de Santos, operado em parceria com a Ferronorte. A empresa anunciou, ainda, a compra de 10 locomotivas e 300 vagões graneleiros nos Estados Unidos, no valor de US$ 10 milhões.

Problemas da Bunge
Os chineses estão dificultando a entrada de soja vendida pela Bunge, procedente dos Estados Unidos. Alegam problemas de qualidade. Já as exportações de soja procedente do Brasil e da Argentina, e também feitas pela multinacional, não têm restrições para entrar naquele país asiático.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Ações de telefonia se destacam na Bolsa
Próximo Texto: Vôo errático: Aumentam sinais de recuperação nos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.