São Paulo, sábado, 8 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDICADORES
Ministro lembra que a Fipe reflete só SP
Malan não crê em deflação persistente

da Sucursal do Rio

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse ontem no Rio que não haverá queda generalizada de preços, gerando deflações nos próximos meses.
A taxa de inflação de julho divulgada pela Fipe foi negativa: -0,77%. A fundação prevê que agosto também deverá apresentar deflação, em torno de -0,50%, devido às liquidações de inverno.
Malan afirmou que os resultados da Fipe, entidade vinculada à USP, não refletem o comportamento dos preços em todo o país. Segundo ele, são variações locais de São Paulo que não ocorrem, necessariamente, em outras regiões e que, portanto, não podem ser vistos como uma tendência.
A taxa de São Paulo estaria sujeita a sazonalidades -como alta de preços de roupas entre abril e maio por conta da proximidade do inverno- que não se aplicam ao Nordeste, por exemplo, citou Malan.
A deflação pode não ser um bom sinal. Se persistente, pode caracterizar uma recessão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.