São Paulo, Quarta-feira, 08 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOTELARIA

Hilton compra rede Promus por US$ 4 bi

das agências internacionais

A cadeia de hotéis Hilton, a quinta maior dos EUA, anunciou ontem a compra do Promus, por US$ 4 bilhões, em dinheiro, ações e transferência de dívidas.
Com a operação a rede Hilton passará a administrar as cadeias Embassy Suites e Hampton Inn e deverá assumir a terceira posição no ranking dos hotéis dos EUA.
Stephen Bollenbach, executivo-chefe dos hotéis Hilton, disse que a intenção da rede ao adquirir o Promus é se tornar menos dependente de seus grandes hotéis e resorts, responsáveis por dois terços de seus lucros. O Hilton deve multiplicar seu número de clientes ao oferecer hotéis com preços mais competitivos.
"O negócio é fundamental para que possamos competir com o Marriott e o Starwood", disse Bollenbach. As duas cadeias são as maiores dos EUA.
Atualmente o Hilton controla 275 hotéis na América do Norte. Após o negócio com o Promus, o Hilton passará a administrar uma rede de 1.700 hotéis, com cerca de 280 mil quartos e 85 mil funcionários, a maioria dos quais funcionando sob a forma de franquia ou gerenciamento.
O negócio foi visto com otimismo pelo mercado, que já esperava por um movimento de impacto do Hilton desde a chegada de Bollenbach à rede, há três anos. Os papéis da rede tiveram uma desvalorização de 50% desde março de 98, quando começou a registrar lucros mais baixos.
Com a explosão na construção de hotéis nos EUA nos últimos anos e o consequente aumento da concorrência, as redes ficaram impedidas de reajustar preços.


Texto Anterior: Quem não vendeu vive agora um pesadelo
Próximo Texto: Trabalho: Petroleiros param por salário extra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.