São Paulo, Quarta-feira, 08 de Setembro de 1999
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NEGÓCIO
Conglomerado, que reúne MTV e Blockbuster, anuncia maior transação na indústria do entretenimento
Viacom compra CBS por US$ 34,45 bi

das agências internacionais

O conglomerado norte-americano Viacom, que reúne companhias como os estúdios Paramount, a rede de locadoras Blockbuster e a MTV, anunciou ontem a maior transação da história entre empresas de comunicação. A companhia comprou a rede de TV CBS, por um valor anunciado de US$ 34,45 bilhões.
Juntas, Viacom e CBS faturaram em 98 mais de US$ 21 bilhões. As Organizações Globo teriam faturado em torno de US$ 5,7 bilhões no mesmo período.
A nova Viacom, avaliada em cerca de US$ 80 bilhões, deve ultrapassar a Time-Warner e assumir a liderança mundial nas áreas de produção, promoção e distribuição de entretenimento, notícias, esportes e música. A empresa controla a partir de agora uma rede de TV (a CBS), um estúdio de cinema (a Paramount), 34 estações de TV, 50% da rede UPN, 163 rádios e a Infinity, a maior central de outdoors dos EUA.
Além da MTV, a nova Viacom passa a ser dona dos canais a cabo CMT (Country Music Television), VH1, Nickelodeon, Showtime, TV Land, entre outros.
O presidente da Viacom, Sumner Redstone, passa a acumular os cargos de "chairman" (presidente do conselho de administração) e diretor-executivo da nova empresa, que mantém o mesmo nome -Viacom. O presidente da CBS, Mel Karmazin, foi nomeado presidente e diretor de operações da nova empresa.
Redstone assumiu o controle da Viacom em 87. Em 94, a empresa comprou os estúdios Paramount e a Blockbuster, rede de locadoras de vídeo, DVD e games.
A megafusão anunciada ontem é mais uma dentro da tendência de formação de grandes conglomerados de comunicação. Há três anos, o grupo Disney adquiriu a rede de TV ABC por US$ 19 bilhões, e, em 99, o grupo Seagram, dono da Universal, comprou a gravadora PolyGram por US$ 10,4 bilhões.
Sobre o negócio, o "chairman" da Viacom disse: "Com essa união, seremos os líderes mundiais em cada uma das áreas da mídia e da indústria de entretenimento. A nova empresa já nasce financeiramente forte e dona de marcas estabelecidas no mundo".
Há cerca de um mês, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA flexibilizou as normas que regulam a propriedade de canais de TV, o que detonou uma onda de negociações no setor.




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