São Paulo, sexta-feira, 08 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtividade dos EUA cresce 4% no trimestre

DA REDAÇÃO

A produtividade do trabalhador norte-americano cresceu a um ritmo anualizado de expressivos 4% no terceiro trimestre. Nos 12 meses encerrados em setembro, o ganho foi de 5,3%, o maior avanço na produtividade nos últimos 19 anos.
Os repetidos ganhos na produtividade nos últimos são tidos como um dos principais fatores responsáveis pelo boom econômico dos EUA na década passada. O avanço também teria evitado uma queda mais acentuada na renda e no emprego durante a recessão do ano passado.
No segundo trimestre, a produtividade tinha crescido a um ritmo menor, de 1,7%. O custo da mão-de-obra, em outro ponto positivo, cresceu menos 0,8% no último trimestre, ante um aumento de 2,2% no trimestre anterior.
O presidente dos EUA disse ontem que vai trabalhar com o Congresso para discutir maneiras de estimular a economia do país. "A economia saiu da recessão e está crescendo, mas não estou satisfeito, porque sei que podemos fazer melhor", disse Bush.
Puxadas pela empresa de informática Cisco Systems, que emitiu perspectivas de vendas fracas, as Bolas tiveram forte queda. O Dow Jones caiu 2,11%, e a Nasdaq sofreu um tombo de 2,98%.


Texto Anterior: Transe global: Europa não reduz os juros; Bolsas caem
Próximo Texto: Análise: Depois dos excessos, mundo vive ajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.