São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2000

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PESQUISA

Critério de desempate do Datafolha muda colocação de algumas marcas

Veja dados corretos do Top of Mind

DA REDAÇÃO

A pesquisa Top of Mind deste ano, publicada na edição de ontem, apresentou diversos erros por causa dos vários empates na primeira colocação, segundo a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Como critério de desempate, o Datafolha considerou as respostas múltiplas dos entrevistados (awareness). Com isso, ocorreram mudanças nas primeiras colocações de algumas marcas.
A seguir, a classificação correta em cada categoria.

Cerveja
Na categoria cerveja, Antarctica, Brahma e Skol aparecem empatadas em primeiro lugar, com 30%, 27% e 26%, respectivamente.
Utilizada a awareness como critério de desempate, o primeiro lugar passa a ser dividido por Brahma (73%) e Antarctica (72%). Skol fica em segundo (61%).

Tênis
Na categoria tênis, três marcas aparecem empatadas em primeiro lugar: Olympikus (15%), Rainha (14%) e Nike (14%) -e não apenas Olympikus, como foi publicado. Mesmo utilizando-se a awareness, as três marcas permanecem empatadas.

Supermercados
Na categoria supermercados, houve empate mais uma vez. Apesar de o Extra ter ficado numericamente atrás do Bompreço, aplicando-se a awareness como critério de desempate, Carrefour e Extra empatam em primeiro lugar, com 17% e 13%, respectivamente. Pão de Açúcar aparece com 10%, Bompreço, com 9%, e Sendas, com 6%.

Lojas de departamento
Na categoria lojas de departamento, as vencedoras foram Americanas, C&A e Casas Bahia -e não apenas a primeira, como foi publicado. No total de respostas, Lojas Americanas teve 11% das citações, C&A, 8%, e Casas Bahia, 7%.

Computador
Na categoria computador, quatro marcas foram as vencedoras -e não apenas a IBM. No total, IBM obteve 5%, Compaq atingiu 3%, Itautec, 2%, e Toshiba, 1%.

Chocolates
Nestlé e Garoto são as campeãs na categoria chocolates -e não apenas a Nestlé, como foi publicado. As duas marcas aparecem empatadas tecnicamente (28% e 25%, respectivamente) e também na awareness (45% cada uma).

Cigarros
Na categoria cigarros não houve erro no primeiro lugar: Hollywood é a marca vencedora, com 27%. O segundo lugar é dividido por Derby e Free, com 11% e 10%, respectivamente. O texto aponta, incorretamente, Derby em segundo lugar e Free em terceiro.



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