São Paulo, domingo, 09 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volatilidade já assusta os investidores

Da Redação

A volatilidade da Bolsa de Nova York é a maior preocupação dos investidores norte-americanos. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa feita pela Nabe (National Association for Business Economics), em fevereiro, com 214 executivos financeiros de Wall Street. Eles apontaram, entre 25 itens, quais seriam hoje os maiores problemas da economia dos EUA.
Em primeiro lugar ficou a volatilidade da Bolsa (subidas e descidas abruptas e sem motivos concretos), com 15%. Em segundo, um possível crescimento mais lento da produtividade no país (14%); em terceiro, a preocupação com a taxa de desemprego (11%).
A volatilidade preocupava apenas 4% dos entrevistados no levantamento anterior, de 97. Em 7 de abril daquele ano, o Dow Jones fechou na casa dos 6.555 pontos. Agora, está em 11.111 pontos.
O levantamento indica uma percepção concreta de que as ações estão de fato sobrevalorizadas. Na Bolsa de Nova York, o valor dos papéis chega a US$ 12 trilhões. Para os especialistas, cerca de US$ 4 trilhões poderiam simplesmente sumir da economia norte-americana em caso de uma queda consistente em Bolsa, com impacto direto sobre o consumo e a poupança dos cidadãos. (Marcelo Diego)




Texto Anterior: Risco no ar: "Superávit é seguro do Brasil
Próximo Texto: Volatilidade em NY supera a de 97
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.