|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
GUERRA DAS MAÇÃS
Empresa da banda pedia indenização milionária
Apple vence Beatles pelo uso da marca
DA BLOOMBERG
A Apple venceu uma disputa
judicial com os Beatles relativa a
sua loja virtual iTunes, colocando
um ponto final à ameaça de ter de
remover sua marca e logotipo do
principal serviço de donwloads de
música digital do mundo.
A Apple Corps, dos Beatles, empresa que representa os interesses
comerciais da extinta banda britânica, moveu uma ação judicial
contra a fabricante de computadores americana em Londres, alegando que tinha o direito exclusivo de usar a marca registrada no
mercado fonográfico segundo
um acordo firmado em 1991 entre
as duas companhias. Ontem o
Tribunal Superior britânico rejeitou a ação da Apple Corps, alegando que a utilização do logotipo da maçã na loja virtual iTunes
não significa que a Apple está atribuindo uma marca às gravações
negociadas em seu site.
A decisão encerra a mais recente rodada de litígios das últimas
décadas entre as duas empresas e
impede a Apple Corps de pedir
uma indenização no valor de dezenas de milhões de dólares por
violação de marca registrada. A
Apple vendeu mais de 1 bilhão de
canções por meio do iTunes, que
podem ser reproduzidas nos tocadores digitais iPod da empresa,
os mais vendidos do mercado.
Maçã verde
A empresa britânica começou a
utilizar a imagem de uma maçã
verde em seus álbuns no final da
década de 1960. A Apple foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1976 e utiliza o logotipo
de uma maçã mordida.
A Apple Corps -que ainda
pertence a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, viúva de John
Lennon, e aos administradores do
espólio de George Harrison-
ainda não lançou nenhuma das
canções dos Beatles em formato
digital para a comercialização de
downloads legais.
No ano passado, as vendas de
música digital triplicaram para
US$ 1,1 bilhão, quando os consumidores baixaram 420 milhões de
faixas, o que elevou a fatia do setor digital para 6% da receita total
do setor fonográfico, em um momento em que gravadoras sofrem
com a queda nas vendas.
Texto Anterior: Crise no campo: Protestos de produtores rurais chegam a SP Próximo Texto: Yahoo! terá sistema "seletivo" de anúncios Índice
|