São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DAS MAÇÃS

Empresa da banda pedia indenização milionária

Apple vence Beatles pelo uso da marca

DA BLOOMBERG

A Apple venceu uma disputa judicial com os Beatles relativa a sua loja virtual iTunes, colocando um ponto final à ameaça de ter de remover sua marca e logotipo do principal serviço de donwloads de música digital do mundo.
A Apple Corps, dos Beatles, empresa que representa os interesses comerciais da extinta banda britânica, moveu uma ação judicial contra a fabricante de computadores americana em Londres, alegando que tinha o direito exclusivo de usar a marca registrada no mercado fonográfico segundo um acordo firmado em 1991 entre as duas companhias. Ontem o Tribunal Superior britânico rejeitou a ação da Apple Corps, alegando que a utilização do logotipo da maçã na loja virtual iTunes não significa que a Apple está atribuindo uma marca às gravações negociadas em seu site.
A decisão encerra a mais recente rodada de litígios das últimas décadas entre as duas empresas e impede a Apple Corps de pedir uma indenização no valor de dezenas de milhões de dólares por violação de marca registrada. A Apple vendeu mais de 1 bilhão de canções por meio do iTunes, que podem ser reproduzidas nos tocadores digitais iPod da empresa, os mais vendidos do mercado.

Maçã verde
A empresa britânica começou a utilizar a imagem de uma maçã verde em seus álbuns no final da década de 1960. A Apple foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1976 e utiliza o logotipo de uma maçã mordida.
A Apple Corps -que ainda pertence a Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, viúva de John Lennon, e aos administradores do espólio de George Harrison- ainda não lançou nenhuma das canções dos Beatles em formato digital para a comercialização de downloads legais.
No ano passado, as vendas de música digital triplicaram para US$ 1,1 bilhão, quando os consumidores baixaram 420 milhões de faixas, o que elevou a fatia do setor digital para 6% da receita total do setor fonográfico, em um momento em que gravadoras sofrem com a queda nas vendas.


Texto Anterior: Crise no campo: Protestos de produtores rurais chegam a SP
Próximo Texto: Yahoo! terá sistema "seletivo" de anúncios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.