São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

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Diretor pede pressão por novos aportes

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor do Departamento Hidroviário de São Paulo, Oswaldo Rosseto, disse que o setor deveria cobrar do secretário de Transportes, Mauro Arce, e do governador José Serra mais verba para a hidrovia Tietê-Paraná.
"A pressão dos usuários da hidrovia deveria ser feita principalmente sobre quem decide. O setor deveria convergir as pressões para o secretário de transporte e o governador, no sentido de que essas determinações de mais investimento pudessem vir com mais velocidade. Sou pressionado e não tenho como dar respostas."
Mas Rosseto diz que a Tietê-Paraná avançou nos últimos anos. Em 1991, quando inaugurada, só comboios com duas barcaças eram autorizadas a navegar. O calado de navegação (profundidade máxima da barcaça na água) era mais restrito, 2,50 m. Em 2000, o DH autorizou o trânsito de comboios com quatro barcaças. A elevação do calado para 2,70 m ocorreu em 2003 e, dois anos depois, para 2,90 m.
Segundo ele, os transportadores estão autorizados a navegar com seis barcaças no trecho entre São Simão (GO) e Araçatuba (SP). Ele critica a falta de investimento no aumento da potência dos motores dos empurradores. Não se pode permitir a navegação de comboios de 9.000 toneladas de carga com empurradores capazes de levar 6.000, diz. (AB)


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