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Diretor pede pressão por novos aportes
DA REPORTAGEM LOCAL
O diretor do Departamento Hidroviário de São
Paulo, Oswaldo Rosseto,
disse que o setor deveria
cobrar do secretário de
Transportes, Mauro Arce,
e do governador José Serra mais verba para a hidrovia Tietê-Paraná.
"A pressão dos usuários
da hidrovia deveria ser feita principalmente sobre
quem decide. O setor deveria convergir as pressões para o secretário de
transporte e o governador,
no sentido de que essas determinações de mais investimento pudessem vir
com mais velocidade. Sou
pressionado e não tenho
como dar respostas."
Mas Rosseto diz que a
Tietê-Paraná avançou nos
últimos anos. Em 1991,
quando inaugurada, só
comboios com duas barcaças eram autorizadas a navegar. O calado de navegação (profundidade máxima da barcaça na água) era
mais restrito, 2,50 m. Em
2000, o DH autorizou o
trânsito de comboios com
quatro barcaças. A elevação do calado para 2,70 m
ocorreu em 2003 e, dois
anos depois, para 2,90 m.
Segundo ele, os transportadores estão autorizados a navegar com seis
barcaças no trecho entre
São Simão (GO) e Araçatuba (SP). Ele critica a falta
de investimento no aumento da potência dos
motores dos empurradores. Não se pode permitir a
navegação de comboios de
9.000 toneladas de carga
com empurradores capazes de levar 6.000, diz.
(AB)
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