|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Hidrovia do São Francisco volta a operar em 2009
DA REPORTAGEM LOCAL
A hidrovia do rio São Francisco, um dos poucos projetos
hidroviários contemplados no
PAC, deve retomar o escoamento de parte da safra do oeste da Bahia em 2009. A Companhia de Desenvolvimento do
Vale do São Francisco, ligada ao
Ministério da Integração Nacional, está recuperando o canal de navegação.
Joaquim Teixeira Riva, responsável pelo projeto de recuperação da hidrovia, afirma que
no ano que vem 657 quilômetros de vias navegáveis estarão
disponíveis. A estimativa inicial é que as condições operacionais permitam transportar
pelo menos 2 milhões de toneladas de carga.
A hidrovia ligará o município
de Ibotirama (BA) a Juazeiro
(BA) e Petrolina (PE). Hoje, a
produção agrícola do oeste
baiano desce para o mar por via
rodoviária. Para Riva, a hidrovia pode trazer novo impulso
ao agronegócio baiano.
"A hidrovia poderá quebrar
um imenso vazio econômico
que existe ao longo do São
Francisco. O transporte hidroviário deverá viabilizar a instalação de um parque agroindustrial que crie valor aos bens
agrícolas da região. Primeiro
vem o Estado, mas tenho certeza de que o setor privado irá à
região assim que a hidrovia começar a operar."
Segundo ele, a dimensão do
rio São Francisco permite o
tráfego de comboios com até
8.000 toneladas de carga. Na
hidrovia Tietê-Paraná circulam comboios com pouco mais
de 5.000. A previsão é que o volume de carga movimentado no
rio São Francisco alcance 18
milhões de toneladas por ano.
O governo do Tocantins também tenta viabilizar a hidrovia.
Um dos problemas está na barragem da usina de Tucuruí, que
está em andamento e pode viabilizar ou não o transporte de
grãos na hidrovia.
(AB)
Texto Anterior: Setor privado aguarda melhoria para investir Próximo Texto: Folhainvest Ação da Petrobras sobe mais que a de rivais Índice
|