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DIA DOS PAIS
Justiça cancelou por 45 dias licenças para concessão de prêmios
Suspensão de sorteios agita varejo
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma medida do Ministério da
Justiça deixou atônito o comércio
que se prepara para as vendas no
Dia dos Pais. Ainda há uma expectativa de aumento de 5% a
10% no faturamento das lojas nesta data. Mas foi preciso jogo de
cintura para que uma decisão do
governo não causasse estragos na
estratégia das lojas.
No final de maio, o ministro da
Justiça, José Gregori, suspendeu
por 45 dias a emissão de novas licenças para sorteios de prêmios
no âmbito do Departamento de
Proteção e Defesa do Consumidor. O problema é que as lojas e
shopping centers precisam dessa
autorização, obtida com antecedência, para promoverem os sorteios em datas comemorativas.
"Isso atrapalhou muito nossa
estratégia e foi um balde de água
fria. Fomos pegos de surpresa",
diz Nabil Sahyoun, presidente da
Alshop (Associação dos Lojistas
de Shoppings do Estado de São
Paulo).
O governo informa que a medida visa aprovar uma nova regulamentação para a atividade, que
inclui os jogos de azar.
Em meio a tamanho imbróglio,
apenas dez shoppings da capital
paulista informaram à Alshop
que tinham a liberação para promover sorteios. Para o restante, a
saída foi recorrer a fórmulas alternativas para atrair o consumidor.
Programações culturais, shows
e a substituição dos sorteios por
concursos foram soluções encontradas. O que não afasta, porém,
as boas expectativas do setor.
A ACSP (Associação Comercial
de São Paulo) prevê elevação de
5% a 10% nas vendas neste Dia
dos Pais. A Alshop estima um aumento de 10% a 12%.
"Não é algo extraordinário, apenas o reflexo da retomada da economia", diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
O Shopping Metrô Tatuapé, que
não fará sorteios, investiu R$ 350
mil numa campanha institucional. A expectativa é que as vendas
cresçam 10% sobre 99. O Morumbi Shopping espera que, na primeira quinzena do mês, as vendas
aumentem 20% sobre o ano passado. No lugar dos sorteios, fará
um concurso de redação.
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