São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda real cresce 10,67%, diz CNI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As vendas reais da indústria apresentaram um crescimento de 10,67% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 1999, quando o governo mudou a política cambial e provocou a desvalorização do real.
O resultado faz parte dos Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgados ontem. Em junho, pelo quarto mês consecutivo, o número de trabalhadores empregados na indústria cresceu (0,39%) em relação a maio.
Apesar da recuperação do nível de emprego nos últimos meses, o balanço do semestre registra um saldo negativo de 0,10%. Mas a taxa aponta para continuidade na recuperação do emprego. A expectativa da CNI é que o crescimento do emprego industrial neste ano oscile entre 1% e 2%.
Na avaliação da CNI, o desempenho da indústria no primeiro semestre foi amplamente favorável. Exceto o resultado negativo no nível de emprego, os demais indicadores tiveram evolução positiva. Houve aumento de 1,27% da massa salarial, as horas trabalhadas na produção cresceram 3,79% e a utilização da capacidade instalada chegou a 78,7%.
Para o coordenador de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, o balanço do semestre reflete a recuperação da demanda doméstica. A queda dos juros é o principal fator para o aumento do consumo entre as famílias brasileiras. Ele disse que a recuperação da massa salarial dos trabalhadores sustentará o crescimento da economia no segundo semestre.


Texto Anterior: Dia dos pais: Suspensão de sorteios agita varejo
Próximo Texto: Sistema financeiro: Lucro do Itaú sobe 43% no 1º semestre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.