UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTEL

SDE sugere ao Cade condenar siderúrgicas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As siderúrgicas Gerdau, Belgo Mineira e Barra Mansa (Grupo Votorantim) podem ser condenadas por formação de cartel no mercado de vergalhões de aço. Ontem, a SDE (Secretaria de Direito Econômico) concluiu parecer sobre o caso, sugerindo a condenação das empresas.
O processo agora será analisado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que julgará a conduta das siderúrgicas. Se forem condenadas, as empresas podem ser multadas em valor equivalente a até 30% do faturamento bruto.
Segundo o parecer da SDE, as três siderúrgicas dividiam mercado, atuavam de forma coordenada na fixação de preços e ainda impunham a seus distribuidores tabelas de preços mínimos.
A denúncia foi feita pelo Sinduscon (sindicato da construção civil) e pelo Secovi (sindicato de imobiliárias e construtoras) em setembro de 2000.
Durante as investigações, a secretaria colheu depoimentos de ex-funcionários da Belgo Mineira que comprovaram reuniões e telefonemas entre as empresas com o objetivo de dividir o mercado de vergalhões de aço, determinando quais construtoras e distribuidoras cada empresa deveria atender.
Procuradas pela Folha, as empresas Gerdau e Barra Mansa informaram que ainda não tomaram conhecimento oficialmente da decisão e só deverão se pronunciar depois que isso ocorrer. A reportagem não conseguiu entrar em contato com representantes da Belgo Mineira. (JULIANNA SOFIA)


Texto Anterior: Lusco-fusco: Consumo de energia cresce menos do que o projetado no 1º semestre
Próximo Texto: Luís Nassif: Lula, o legado de FHC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.