São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida diminui competitividade, afirma banco

DA REPORTAGEM LOCAL

A nova exigência de capital para operações cambiais diminui a competitividade dos bancos brasileiros em relação aos estrangeiros. A afirmação é de Lucas Melo, diretor-executivo de controladoria do Unibanco.
Ao aumentar a necessidade de capital, a medida do BC não separou investimentos permanentes no exterior, como agências bancárias e subsidiárias, de operações de tesouraria, feitas em mercados como os de futuros e à vista de câmbio. Para efeito de cálculo de capital, todos os ativos e passivos em dólar devem ser somados.
Investimentos em agências e subsidiárias têm caráter de longo prazo e não podem ser descartados de um dia para o outro, diz Melo. A medida do BC faz os bancos nacionais deixarem de investir lá fora e os coloca em desvantagem em relação aos estrangeiros, que não têm essa limitação, afirma.


Texto Anterior: Ação do BC no dólar deve ter efeito limitado
Próximo Texto: Com mercado propenso a mais risco, medida evita "quebradeira"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.