São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar dá início a substituição de importações

DA SUCURSAL DO RIO

No setor de máquinas e equipamentos, o processo de substituição de importações já começou. A prova disso, segundo o IBGE, é que as compras de bens de capital no exterior têm caído num ritmo muito mais intenso do que a produção interna desses bens.
De acordo com Silvio Sales, do IBGE, a categoria de bens de capital foi a que mais sofreu com a abertura comercial e, desde então, o comportamento das importações e da produção local segue um mesmo padrão.
Neste ano, houve um descolamento, diz Sales. As importações de máquinas e equipamentos caíram 19,2% de janeiro a agosto ante igual período de 2001, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), enquanto a produção de bens de capital teve queda de 2,3% até agosto.
"Há evidências em vários setores de que está havendo substituição de importações. É por causa da forte alta do dólar, que aumenta o custo das empresas com importações", disse Hamilton Kay, economista do Ipea.


Texto Anterior: Conjuntura: Apesar da crise, produção industrial não cai
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bolsa fecha quase estável, em baixa de 0,18%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.