|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Padrão supera o dos brasileiros
DE BUENOS AIRES
Mesmo ainda se recuperando
de sua maior crise econômica, os
argentinos consomem mais certos produtos e saem com maior
freqüência à noite para jantar e ir
ao teatro do que os brasileiros.
Segundo o instituto de pesquisas Ipsos do Brasil e da Argentina,
26% dos brasileiros costumam
jantar fora, contra 36,85% dos argentinos. O argentino também vai
mais ao teatro, segundo os números: 4% da população tem esse hábito, ante 3% dos brasileiros. No
passado, a diferença já foi maior:
em 2003, 5,8% dos consumidores
do país saíam de casa para ver peças, contra 2% dos brasileiros.
As diferenças aparecem também no consumo de determinados produtos: 7,12% dos argentinos consomem champanhe, por
exemplo, ante 3% dos brasileiros.
Outra bebida muito mais consumida pelos argentinos é o vinho,
mais barato e comum no país vizinho: 35,6% da população contra
16% no Brasil. No caso de uísque,
os brasileiros ganham: 5%, contra
4,6% dos argentinos.
Outro produto que o consumidor do Brasil consome mais é o
creme anti-rugas: 6,15% das argentinas o compram, enquanto o
percentual brasileiro é de 9%.
"Proporções menores [no tamanho da população argentina] e
melhores condições de vida, que
começam com um histórico de
nível educacional muito mais
evoluído que o do Brasil, geram
uma população de maior poder
aquisitivo, com hábitos de lazer e
consumo mais refinados, maior
interesse por cultura e maiores
cuidados pessoais", afirma Daina
Ruttul, diretora de mídia do instituto Ipsos.
(MP)
Texto Anterior: Tango afinado: Argentinos retomam hábitos de compra Próximo Texto: Trabalho: Aposentado poderá receber multa do FGTS Índice
|