São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padrão supera o dos brasileiros

DE BUENOS AIRES

Mesmo ainda se recuperando de sua maior crise econômica, os argentinos consomem mais certos produtos e saem com maior freqüência à noite para jantar e ir ao teatro do que os brasileiros.
Segundo o instituto de pesquisas Ipsos do Brasil e da Argentina, 26% dos brasileiros costumam jantar fora, contra 36,85% dos argentinos. O argentino também vai mais ao teatro, segundo os números: 4% da população tem esse hábito, ante 3% dos brasileiros. No passado, a diferença já foi maior: em 2003, 5,8% dos consumidores do país saíam de casa para ver peças, contra 2% dos brasileiros.
As diferenças aparecem também no consumo de determinados produtos: 7,12% dos argentinos consomem champanhe, por exemplo, ante 3% dos brasileiros. Outra bebida muito mais consumida pelos argentinos é o vinho, mais barato e comum no país vizinho: 35,6% da população contra 16% no Brasil. No caso de uísque, os brasileiros ganham: 5%, contra 4,6% dos argentinos.
Outro produto que o consumidor do Brasil consome mais é o creme anti-rugas: 6,15% das argentinas o compram, enquanto o percentual brasileiro é de 9%.
"Proporções menores [no tamanho da população argentina] e melhores condições de vida, que começam com um histórico de nível educacional muito mais evoluído que o do Brasil, geram uma população de maior poder aquisitivo, com hábitos de lazer e consumo mais refinados, maior interesse por cultura e maiores cuidados pessoais", afirma Daina Ruttul, diretora de mídia do instituto Ipsos. (MP)


Texto Anterior: Tango afinado: Argentinos retomam hábitos de compra
Próximo Texto: Trabalho: Aposentado poderá receber multa do FGTS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.