São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

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"Problemas não serão resolvidos pelo contribuinte", afirma Nelson Jobim

DA FOLHA ONLINE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Nelson Jobim (Defesa) admitiu que os passageiros com bilhetes da BRA comprados para as festas de final do ano poderão enfrentar problemas para o embarque. O ministro disse que a prioridade do governo será solucionar casos emergenciais, como passageiros que já voaram um dos trechos e precisam retornar aos locais de origem -o que não necessariamente inclui os feriados de Natal e Ano Novo.
"Aqueles que compraram passagens para o ano que vem ou para as férias terão problemas. Eles não serão resolvidos pelo contribuinte brasileiro, é um problema de mercado."
Jobim disse que o governo já mobilizou o Ministério da Justiça e órgão de defesa do consumidor para solucionar os problemas "emergenciais" dos passageiros da BRA.
Segundo Jobim, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) terá que criar um mecanismo de acompanhamento financeiro das empresas aéreas para evitar surpresas como a decisão da BRA de interromper suas atividades. "A liquidação não é uma decisão que cabe à Anac. Nós precisamos ter mecanismos na agência de acompanhamento de saúde financeira das empresas", defendeu.
O ministro disse que, apesar do fim das atividades da BRA, o sistema aéreo nacional não sofrerá impactos financeiros. De acordo com o ministro, a empresa respondia por apenas cerca de 4,5% do mercado aéreo nacional.
"Pretendemos que a OceanAir cresça com solidez, isso não tem dificuldade, o grande mal de tudo é o problema dos passageiros, que já compraram os bilhetes", ressaltou.

Via terrestre
Embora a BRA esteja sem dinheiro para devolver aos passageiros que compraram passagem, a Anac informou, em nota, que fez um acordo pelo qual os passageiros da empresa poderão optar pelo reembolso de 100% do valor do bilhete emitido ou endosso para voar por outra companhia aérea.
No caso de não haver vôos de outras empresas para essas cidades, a BRA providenciaria o vôo para a cidade mais próxima e o transporte por via terrestre o trecho complementar. Para fazer a opção pela troca de passagem ou reembolso, o cliente deverá procurar as lojas da BRA, que dará prioridade ao atendimento de quem está em viagem de retorno ao ponto de origem.
Se o passageiro optar pelo reembolso e a passagem tiver sido comprada numa agência de viagens, o pedido deverá ser feito diretamente na agência, informou a Anac. Em todas as situações, a BRA deverá se responsabilizar pelas despesas hospedagem e alimentação.


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