São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

CONTROLE DA AFTOSA 1
A Embrapa e a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, fecharam convênio que irá monitorar áreas da fronteira do Brasil com Paraguai, Bolívia e Peru, visando o controle de risco sanitário, com ênfase na aftosa.

CONTROLE DA AFTOSA 2
Segundo o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, com o sistema, o ministério vai dispor de uma visão atualizada, gerada com base em imagens de satélite, do uso e ocupação das terras nas regiões de pastagens e dos rebanhos bovinos.

SUÍNO EM QUEDA
As fracas vendas nos últimos dias e o período de férias escolares voltaram a derrubar o preço do suíno nos frigoríficos de São Paulo. A arroba do animal chegou a ser negociada a R$ 36. Em 30 dias, a queda, em média, é de 18%. O setor já espera novas reduções de preço.

CHUVAS NO BRASIL
As cotações de soja e milho caíram ontem na Bolsa de Chicago, devido a previsões de chuvas nesta semana nas regiões produtoras de Brasil e Argentina, que vinham sendo ameaçadas pelo tempo seco. A soja caiu 2,8%, e o milho, 1,5%.

IMPACTO
As elevações do café no mercado externo preocupam as indústrias brasileiras. Para Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic (associação das indústrias), os preços praticados pela indústria não suportam os recentes aumentos. "As torrefações têm preços muito justos, devido à grande concorrência no mercado."

LEILÃO DE CAFÉ
O Ministério da Agricultura promove amanhã o primeiro leilão de café deste ano. Serão ofertadas 50 mil sacas de arábica, estocadas no Paraná.

BALANÇA AGRÍCOLA

Exportação cresce no início do ano
As exportações agrícolas brasileiras começam o ano em ritmo acelerado. Na primeira semana deste mês, as receitas com soja e carnes, os dois principais componentes do agronegócio nas exportações, cresceram 55,1% e 20,2%, respectivamente, na comparação com janeiro de 2005. Segundo dados da Secex, o açúcar também foi destaque. A receita com as vendas externas do produto teve alta de 87%. Entre as importações brasileiras, o destaque foi para a queda de 24% no gasto com adubos e fertilizantes.


Texto Anterior: Protecionismo: EUA podem efetivar taxa sobre suco do Brasil
Próximo Texto: Trabalho: Em ano de obras, operário quer aumento real
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.