São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 2006

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Cervejaria quer conta com publicitário que criou o "Experimenta!"

Schin negocia com agência nova

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Mudanças na área publicitária causam alvoroço no setor e devem atingir agências e contas de peso no mercado. A Schincariol está acertando o fim de sua parceria com a Fischer América e quer levar a marca Nova Schin para a agência a ser aberta pelo publicitário Átila Francucci -que deixa no dia 13 a direção de criação da JWT para abrir a própria empresa em fevereiro.
A Schincariol, dona de uma bolada gasta em mídia (foram R$ 280 milhões em 2005), não deverá ser a sócia da nova agência de Francucci, como circulam rumores. A função deverá ser de Francisco Petros, economista e diretor da Nix Asset Management, empresa que administra recursos de terceiros. Fernando Nobre, parceiro de Francucci, trabalhará na nova agência também.
Francucci e a Schincariol têm uma relação muito próxima desde o lançamento da Nova Schin, em 2003, com a criação da campanha "Experimenta". Na época, a ação de mídia contou com o trabalho direto de Francucci e de Nobre, que trabalhavam na Fischer. Nos corredores, a direção da cervejaria sempre foi toda elogios aos publicitários. Diz que Francucci é um polivalente, faz o acompanhamento das necessidades do cliente de perto, atuando em todo o processo de elaboração da campanha. Não é apenas um "criativo" -jargão do meio publicitário para quem trabalha na área de criação.
Ao mesmo tempo em que mantinha uma relação amigável com Francucci, a Schincariol começou a ter dificuldades no relacionamento cliente/empresa com a Fischer. Tornou-se perceptível um menor afinamento e o afastamento gradual entre Eduardo Fischer, presidente da Fischer, e Adriano Schincariol, atual presidente da cervejaria, que passou um momento delicado em 2005.
No ano passado, a empresa foi alvo de uma investigação da Receita Federal, que levantou a possibilidade de a companhia estar praticando crime fiscal. O Ministério Público não denunciou -fez a acusação legal- a cervejaria até o momento.
Nos últimos dias, aumentaram os rumores de que a Schincariol poderia deixar a Fischer e passar a cuidar sozinha, por meio de um trabalho interno, de toda a área de mídia. É o que o mercado chama de "house agency". Francucci ficaria apenas com a parte de criação. A informação é negada, vista como um "desvario" por próximos a Francucci, apurou a Folha.
Até o momento, a Fischer não recebeu uma confirmação do anunciado fim da parceria com a Schin e a companhia não comenta os rumores. Na Schincariol, a assessoria da empresa nega que existam negociações em torno da criação de uma "house agency". Nega ainda que haja a possibilidade de sociedade entre Adriano Schincariol e Átila Francucci -publicitário que, por sua vez, informa por meio de sua assessoria que só falará sobre os seus projetos daqui a algumas semanas.


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