São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alteração não deve afetar rentabilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

As mudanças na legislação da indústria dos fundos de investimento devem trazer maior transparência para o mercado, facilitando o acesso de pequenos investidores a um maior número de informações. Isso é consenso entre especialistas. Mas, segundo alguns analistas, o novo projeto também tende a gerar muita polêmica.
As novas regras não devem ter efeitos diretos sobre, por exemplo, a rentabilidade dos fundos. Mas a expectativa da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é que, ao melhorar o acesso à informação, o investidor fique mais preparado para pesquisar entre diferentes aplicações. Isso poderia contribuir para uma queda nas taxas de administração.
Para analistas, no entanto, ainda é cedo para prever qualquer efeito desse tipo. Eles concordam, por outro lado, que muitos pontos do projeto vão causar polêmica.
É o caso da provável obrigatoriedade de maior detalhamento na divulgação da composição das carteiras dos fundos de investimento. É uma demanda dos investidores entendida, mas vista com cautela pelos administradores dos fundos de investimento. Eles temem, por exemplo, que um investidor com acesso a informações estratégicas faça operações fora do fundo para se beneficiar, prejudicando o desempenho do mesmo.
"Acho que a saída nesse caso é divulgar a informação com algum atraso", afirma Marcelo Giufrida, vice-presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid).


Texto Anterior: Mercado: Regra de fundos muda para proteger pequeno investidor
Próximo Texto: Banco tenta reduzir responsabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.