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TRANSPORTE
Porto tenta evitar filas
Santos teme gargalo no embarque de grãos
FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS
A administração do porto de
Santos (SP) começou a procurar
soluções para evitar o caos no sistema viário do cais em razão da
perspectiva de um crescimento
sem precedentes dos embarques
de grãos durante a safra deste ano.
A Codesp (Companhia Docas
do Estado de São Paulo) assinou
um protocolo de intenções com a
Ecovias, empresa concessionária
do sistema Anchieta-Imigrantes,
a fim de racionalizar o fluxo de caminhões e minimizar as filas que
anualmente se formam diante
dos terminais.
Projeções formuladas pela Codesp com base em dados de movimentação fornecidos pelos terminais privados apontam para
um aumento de 46% do volume
de soja exportado por Santos neste ano em relação ao ano passado.
Em 2003, Santos embarcou 8,29
milhões de toneladas do produto.
Para a safra deste ano, cujo escoamento deverá se iniciar no mês
que vem, a previsão é de 12,1 milhões de toneladas.
Os motivos da expansão, segundo o diretor comercial da Codesp,
Fabrizio Pierdomenico, são o aumento da produtividade e das
áreas de plantio em Mato Grosso
e Goiás, cujos produtores se valem principalmente de Santos para exportar, e a perspectiva de o
porto receber grande parcela da
soja transgênica cujos embarques
por Paranaguá estão proibidos
pelo governo do Paraná.
"Vamos ter de administrar todo
esse volume adicional de mercadorias que chegará até aqui", afirmou Pierdomenico.
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