São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EPIDEMIA

Gripe do frango aparece em granja dos EUA

DA REDAÇÃO

Os avicultores brasileiros, que já vinham se beneficiando da epidemia de gripe do frango na Ásia, deverão receber um número ainda maior de encomendas. A influenza aviária foi detectada em uma granja dos EUA, e países como o Japão e a Coréia do Sul baniram temporariamente a importação do frango norte-americano.
Na última sexta-feira, foram identificados dois frangos infectados com a doença em uma propriedade rural no condado de Kent, em Delaware. As autoridades veterinárias ordenaram o extermínio de 12 mil frangos na região, uma das principais produtoras avícolas no país, para evitar que a doença se espalhe.
Malásia e Cingapura também suspenderam as compras de aves norte-americanas. A Rússia, outro importante importador mundial, informou que deixará de comprar frangos originários do Estado de Delaware.
As aves estavam infectadas com o vírus do tipo H7, que é diferente do H5N1, responsável pela epidemia na Ásia. Ainda que letal para os frangos, o H7 não é transmitido para seres humanos.
O Departamento de Agricultura dos EUA informou que espera que os países asiáticos sigam o exemplo da Rússia e optem por um embargo regionalizado -e não de todo o frango norte-americano. Um em cada cinco frangos criados nos EUA é exportado.


Texto Anterior:
Agrofolha
Grãos: Sobra milho no país, mas é difícil exportá-lo

Próximo Texto: Nordeste: Chuvas devem causar prejuízos de US$ 50 milhões à fruticultura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.