|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
BEBIDAS
Consumo de cafés de melhor qualidade cresce em ritmo acelerado no país e atrai o interesse de empresas estrangeiras
Illycaffè trará cafeteria especial para o Brasil
MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO
O aumento do consumo de café
no Brasil, principalmente do produto de melhor qualidade, começa a atrair a atenção da italiana
Illycaffè. Presente no Brasil há
muitos anos, a empresa quer agora colocar à prova a qualidade do
seu produto, trazendo a cafeteria
Espressamente para o país.
Loja especializada na venda de
café, e já presente em 15 países, a
Espressamente traria um novo
conceito de venda para o país, segundo Andrea Illy, presidente da
empresa.
A cafeteria quer um público cativo durante todo o dia e, para isso, trará o estilo italiano de vida,
segundo Illy. Além do tradicional
café da manhã e da tarde, a cafeteria terá um almoço leve e bebidas
especiais para o final da tarde.
Illy diz que não existe uma data
para a abertura da Espressamente
no Brasil -isso deve ocorrer entre este ano e o próximo. A falta de
renda dos brasileiros não preocupa, porque a Illycaffè atua exatamente no segmento de cafés de
qualidade, o que mais cresce no
Brasil no momento. A loja serviria, inclusive, para tornar mais conhecida a empresa no Brasil. Hoje
ela atua apenas em hotéis e restaurantes de elevado padrão.
A Espressamente está presente
em quatro países, somando cem
lojas. Em outros 11, a Illycaffè está
em fase de testes e avalia o mercado. O México é um deles.
Crescimento
O consumo mundial de café está em alta, elevando o faturamento das empresas. No ano passado,
a Illycaffè faturou 225 milhões,
10% a mais do que em 2004.
A empresa, que acaba de elevar
a capacidade de processamento
para 30 mil toneladas de café na
Itália, processa atualmente 50%
desse volume. O Brasil fornece
metade dessa matéria-prima.
A participação do Brasil no fornecimento de café para a empresa
italiana vem acompanhada de um
programa de aumento da qualidade do café.
Há 15 anos a empresa criou um
prêmio de qualidade para os produtores brasileiros. Esse esforço
na busca de qualidade já surtiu
efeito no café oferecido pela empresa. Há 15 anos a empresa conseguia apenas 11 mil sacas de cafés
de qualidade compradas diretamente dos produtores. Neste ano
serão adquiridas 160 mil sacas.
Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa acumula perda de 7,5% na semana Próximo Texto: O vaivém das commodities Índice
|