São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEBIDAS

Consumo de cafés de melhor qualidade cresce em ritmo acelerado no país e atrai o interesse de empresas estrangeiras

Illycaffè trará cafeteria especial para o Brasil

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

O aumento do consumo de café no Brasil, principalmente do produto de melhor qualidade, começa a atrair a atenção da italiana Illycaffè. Presente no Brasil há muitos anos, a empresa quer agora colocar à prova a qualidade do seu produto, trazendo a cafeteria Espressamente para o país.
Loja especializada na venda de café, e já presente em 15 países, a Espressamente traria um novo conceito de venda para o país, segundo Andrea Illy, presidente da empresa.
A cafeteria quer um público cativo durante todo o dia e, para isso, trará o estilo italiano de vida, segundo Illy. Além do tradicional café da manhã e da tarde, a cafeteria terá um almoço leve e bebidas especiais para o final da tarde.
Illy diz que não existe uma data para a abertura da Espressamente no Brasil -isso deve ocorrer entre este ano e o próximo. A falta de renda dos brasileiros não preocupa, porque a Illycaffè atua exatamente no segmento de cafés de qualidade, o que mais cresce no Brasil no momento. A loja serviria, inclusive, para tornar mais conhecida a empresa no Brasil. Hoje ela atua apenas em hotéis e restaurantes de elevado padrão.
A Espressamente está presente em quatro países, somando cem lojas. Em outros 11, a Illycaffè está em fase de testes e avalia o mercado. O México é um deles.

Crescimento
O consumo mundial de café está em alta, elevando o faturamento das empresas. No ano passado, a Illycaffè faturou 225 milhões, 10% a mais do que em 2004.
A empresa, que acaba de elevar a capacidade de processamento para 30 mil toneladas de café na Itália, processa atualmente 50% desse volume. O Brasil fornece metade dessa matéria-prima.
A participação do Brasil no fornecimento de café para a empresa italiana vem acompanhada de um programa de aumento da qualidade do café.
Há 15 anos a empresa criou um prêmio de qualidade para os produtores brasileiros. Esse esforço na busca de qualidade já surtiu efeito no café oferecido pela empresa. Há 15 anos a empresa conseguia apenas 11 mil sacas de cafés de qualidade compradas diretamente dos produtores. Neste ano serão adquiridas 160 mil sacas.


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa acumula perda de 7,5% na semana
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.