São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA

Faltam verbas para isso

IBGE estuda expandir IPCA para o país todo

DA SUCURSAL DO RIO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estuda um projeto para tornar nacional a abrangência do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que serve como parâmetro para as pesquisas sobre a inflação.
A informação foi dada ontem pelo presidente do instituto, Sérgio Besserman. Hoje, o IPCA é coletado em nove regiões metropolitanas, no Distrito Federal e em Goiânia. Besserman condicionou a ampliação a verbas. "Isso depende de recursos que o IBGE ainda não tem. Mas é um investimento com taxa de retorno altíssima para a sociedade."
Segundo ele, a instituição precisa de "um pouco mais" no seu orçamento para conseguir realizar as pesquisas em todo o país, entre elas a PME (Pesquisa Mensal de Empregos) -feita atualmente em seis regiões metropolitanas.
Para Besserman, a abrangência nacional desses indicadores pode melhorar a eficácia das políticas públicas no Brasil.
Besserman falou após o lançamento, ontem, da nova POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) que, pela primeira vez, terá abrangência nacional.
A partir de agora, o levantamento dos hábitos de consumo nos domicílios brasileiros será feito também nas áreas rurais de todos os Estados -até então, apenas as zonas urbanas eram pesquisadas. A última pesquisa, de 1996, ficou restrita às principais regiões metropolitanas do Brasil.
Alguns novos quesitos também foram inseridos na pesquisa, como os dados sobre peso e altura, que deverão ser preenchidos por toda a família. As informações, que serão analisadas em parceria com o Ministério da Saúde, vão permitir avaliações sobre nutrição, pobreza e obesidade.



Texto Anterior: CEF tem de esclarecer erro em extrato
Próximo Texto: Mercado financeiro: Taxa de risco-país do Brasil recua 4,5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.