São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECEITA ORTODOXA

Até a semana passada, pesquisa do BC indicava recuo de 0,25 ponto

Juro não cai em 2004, diz mercado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os juros não devem mais cair até o final do ano, na avaliação de analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central. De acordo com o levantamento, a taxa Selic deve encerrar 2004 em 16% ao ano. Até a semana passada, esperava-se um corte de 0,25 ponto percentual até dezembro.
Desde abril a taxa Selic é mantida em 16% ao ano. Há duas semanas, o BC divulgou documento no qual afirmou que os juros seriam mantidos em níveis próximos do atual por um "período prolongado". Além disso, a instituição informou que, caso a inflação não dê sinais de arrefecimento, a taxa poderá ser elevada.
Apesar disso, a expectativa ainda é a de queda nos juros no ano que vem. Segundo o levantamento, a taxa Selic deve sofrer um corte de 1,75 ponto percentual e deve encerrar 2005 em 14,25% ao ano.
Em relação à inflação, a pesquisa feita pelo BC volta a indicar maior pessimismo do mercado. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve registrar alta de 7,2% neste ano -na semana passada, projetavam-se 7,15%. Foi a 13ª semana consecutiva de elevação nas estimativas.
O governo fixou a meta de inflação deste ano em 5,5%, com uma margem de tolerância de 2,5 pontos percentuais.
Apesar de afastar a possibilidade de uma queda dos juros neste ano, a pesquisa feita pelo BC mostra um ligeiro aumento na projeção de crescimento em 2004. Segundo os analistas consultados, a economia deve registrar uma expansão de 3,79% -há um mês, a projeção era de 3,5%. No ano passado, houve retração de 0,2%.
Para o ano que vem, a projeção de inflação foi mantida em 5,5% -acima da meta de 4,5%, embora dentro do intervalo de tolerância de 2,5 pontos. Já a economia deve crescer 3,5%.


Texto Anterior: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: Confiamos neles
Próximo Texto: IGP-DI recua pelo 2º mês seguido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.