São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORÇA DIPLOMÁTICA

Ministro diz que atuação deverá continuar

Para Palocci, país ousa em negociação

ROGÉRIO PAGNAN
DA FOLHA RIBEIRÃO

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, utilizou as vitórias nos casos do algodão e do açúcar na OMC como exemplo de ousadia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disse também que esse comportamento deve continuar.
"O que é ousadia? Tem gente que fala que não pagar a dívida externa é ousadia. Para mim, não pagar a dívida é "desastria". Há espaço para ousadia? Há. O que estamos fazendo hoje no comércio internacional é muita ousadia [...] Não brigamos com gente pequena, brigamos com Estados Unidos e Europa e ganhamos", afirmou o ministro.
De acordo com Palocci, uma das questões que precisam ser levadas aos tribunais econômicos internacionais é a sobretaxa dos Estados Unidos na importação da laranja, em referência à região de Araraquara, onde esteve ontem para participar de uma palestra para empresários na Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara).
O ministro chamou esse protecionismo de "muito atrasado". Ao ser questionado se as vitórias citadas por ele e obtidas na OMC não foram conquistas do governo FHC, Palocci desconversou.


Texto Anterior: Governo espera avanço em proposta européia
Próximo Texto: Vizinho em crise: Lavagna pode pagar dívida com reserva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.