São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fed deve elevar taxa em 0,25 ponto hoje

DA REDAÇÃO

Embora seja consensual a expectativa de que o Federal Reserve (o BC americano) eleve a taxa de juros em 0,25 ponto percentual na reunião de hoje, o mercado já começa a se dividir quanto ao passo seguinte.
Segundo o tradicional levantamento da agência de notícias Reuters com 20 economistas de empresas negociadoras de títulos, que operam diretamente com o Fed, todos apostam em elevação dos juros de 1,25% para 1,5% ao ano na reunião desta semana.
No entanto já existe uma divisão em relação ao encontro seguinte do Fomc (o comitê de política monetária do Fed), em 21 de setembro: dez apostam em nova alta, seis, na manutenção da taxa, e quatro estão indecisos.
"A menos que surjam surpresas, eles [do Fomc] irão, provavelmente, tirar uma folga até as eleições em novembro e então ver como estarão as coisas, antes de se mexerem novamente", disse David Wyss, economista-chefe da agência de classificação de riscos Standard & Poor's, sobre o cenário após a reunião de hoje.
A eleição presidencial ocorrerá em 2 de novembro, a reunião seguinte do Fed, no dia 10.
A divisão de opiniões ganhou força após a divulgação, na sexta passada, da criação de 32 mil vagas nos EUA em julho, ante estimativas de mais de 200 mil.
O mercado de trabalho e a inflação são dois dos indicadores que são mais observados pelo banco ao decidir sobre os juros.
Na última reunião, em junho, a taxa subiu 0,25 ponto percentual, após ficar em 1% desde junho de 2003, o menor nível em 46 anos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Estudo: Déficits ameaçam retomada americana
Próximo Texto: Tensão: Petróleo volta a bater recorde após suspensão da produção no Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.